terça-feira, 15 de agosto de 2017

Água Doce: NASF realiza palestra na UBS de Cana Brava sobre obesidade e sobrepeso



A Prefeitura Municipal de Água Doce, através dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) realizou palestra na UBS de Cana Brava,onde o tema abordado foi de (prevenção e combate a obesidade). O trabalho consiste no atendimento a pacientes referenciados pelo Posto de Saúde.
Foram convidados a participar pessoas que apresentaram alterações antropométricas nas avaliações, realizada na unidade de saúde, sendo sobrepeso e obesidade. A média de participação dos grupos é de 20 pessoas.

O objetivo dos encontros é estimular o consumo de alimentos saudáveis para a melhora do estado nutricional, assim como alertá-los em relação aos perigos da obesidade, e a importância da alimentação saudável e prática de atividade física.

Os participantes são orientados sobre os cuidados em relação a uma alimentação saudável e as metas para melhorar a qualidade de vida, sendo necessário uma alimentação contendo pouco sódio, evitando embutidos, enlatados, temperos prontos e outros alimentos com alto teor de sódio, gordura e excesso de açúcar.

Foram realizadas orientações sobre o uso do adoçante e uma alimentação rica em fibras, frutas e as quantidades adequadas. Foi demonstrado o prato saudável de alimentos.

Segundo a Nutricionista, Chislane, cada participante atendido escolherá, durante o mês, três metas para serem alcançadas até o próximo encontro.

A secretária da Saúde de Água Doce, Thaline Dias, destaca que as pessoas que se encontram acima do peso ou com obesidade podem procurar o posto de saúde mais próximo, e buscar o atendimento. Após a consulta com o clínico geral, ele observa que o paciente será encaminhamento para os profissionais do NASF. Esta é mais uma ação da secretaria municipal da saúde de Água Doce do Maranhão.


Eduardo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário