segunda-feira, 31 de julho de 2017

Governo do Estado e Secretaria de Agricultura realizam capacitação e sorteio de Kits de Irrigação




A Prefeitura Municipal de Araioses através da secretaria de Agricultura e Governo do Estado através da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária – SETRES - promoveram na última quinta-feira (27-07) uma oficina que abordou aspectos do associativismo na perspectiva da economia solidária e do sistema estadual de produção e abastecimento, para pequenos agricultores da cidade de Araioses.

Após a oficina, foram sorteados Kits de irrigação completos, onde ficou definido serem divididos entre o povoado São Paulo, a Casa Familiar Rural (Placa de Araioses) e para Sede.

O objetivo é promover o adensamento das cadeias produtivas e arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda.

“As parcerias com o governo do estado são benéficas para nossa cidade e agora a frente da secretaria vamos trabalhar ainda mais em busca de projetos e incentivos para o agricultor araiosense, aproveitei a oficina para dialogar com os técnicos da SETRES sobre ações e projetos que podem ser buscados pelo município e falei dos projetos que já estamos planejando”, afirmou Ivanildo Ribeiro secretário de Agricultura.

“Desenvolvemos oficina de associativismo e cooperativismo na perspectiva da economia solidaria, onde foi um dia produtivo onde os participantes colocaram as potencialidades da sede e da zona rural de Araioses e falaram das dificuldades que os agricultores apresentam. Com uma boa participação de membros do comitê mais IDH de Araioses, enriqueceu bastante as informações que nos vinhemos coletar aqui para que no segundo momento a SETRES possa desenvolver um trabalho com mais consistência. Foi uma oficina produtiva onde houve empenho dos participantes e comprometimento não só para participar, pois a transmissão do conhecimento construído durante a oficina deve chegar as comunidades.”, disse Eunice representante da SETRES.

Durante a oficina os agricultores e sociedade civil organizada mostraram as potencialidades do municípios como turismo, agricultura familiar e muita agua na região.

 “Acreditamos que a parceria entre Estado e Município vai poder desenvolver um trabalho em relação a melhoria das politicas publicas nessas linha da agricultura familiar e artesanato”, finalizou Eunice representante da SETRES.





OFICINA
ASSOCIATIVISMO NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E DO SISTEMA ESTADUAL DE PRODUÇÃO E ABASTECIMENTO
Missão
Coordenar, planejar e implementar as Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda e Economia Solidária no Estado do Maranhão
Programas
INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
ECONOMIA SOLIDÁRIA
COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
PRIMEIRO EMPREGO
Conceito
É um conjunto de atividades econômicas – produção, distribuição, consumo, finanças e crédito, organizados e realizados de forma coletiva, tendo como principais pilares a  solidariedade e autogestão.
Objetivo
Promover o adensamento das cadeias produtivas e arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda.
Cadeia produtiva
É um conjunto de atividades que se articulam progressivamente desde os insumos e equipamentos da atividade agropecuária, passando pela produção,  beneficiamento e processamento, concluindo-se com a distribuição e comercialização até o consumidor final.
Ações do projeto
Mobilização e Sensibilização de produtores/as para adoção de práticas de autogestão;
Organização e formalização de  empreendimentos  econômico solidário;
Capacitação em Gestão de Empreendimentos Econômicos  Solidários;
Fomento à produção e comercialização dos empreendimentos solidários;

Sensibilização para a organização social e comunitária.




Djair Prado com informações e fotos e Daby Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário