terça-feira, 10 de novembro de 2015

Curiosidade: Argentina não terá mais vestibular para universidades públicas


Como parte de uma reforma educacional, o Senado argentino aprovou lei que acabará com o vestibular para universidades públicas do país. A reforma na chamada Lei de Educação Superior elimina a necessidade da prova para ingresso nas instituições públicas de ensino superior. A ideia é que baste a certificação de aprovação no ensino médio para que qualquer aluno seja aceito em uma universidade pública. De acordo com o jornal La Nacion, o artigo 7 da nova lei determina que "todas as pessoas que aprovem a educação secundária podem ingressar de maneira livre e irrestrita na educação superior".

A lei também abole que as instituições referidas cobrem taxas ou importos por qualquer tipo de educação fornecida, considerando como responsabilidade do Estado o financiamento, supervisão e fiscalização das instituições nacionais. Atualmente na Argentina, essas universidades cobram taxas pelo ensino à distância e pós-graduação, o que não poderá acontecer, uma vez que a reforma na lei entre em vigor.


Outras reformas menores também foram feitas na lei, como a resolução de que qualquer instituição pública poderá adotar critérios próprios quanto ao que consideram um estudante regular da universidade. Anteriormente, apenas instituições com mais de 50 mil alunos tinham autonomia para fazê-lo.

Portal dos Administradores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário