sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Hospitais regionais beneficiam mais de 1,4 milhão de pessoas no Maranhão

Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, serve mais 34 cidades da Baixada Maranhense. Foto: Franciscos Campos/SES
Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, serve mais 34 cidades da Baixada Maranhense. Foto: Franciscos Campos/SES

Com a inauguração, nesta quarta-feira (27), do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, o governo do Maranhão cumpre mais uma grande etapa na reestruturação do sistema público de saúde, priorizando um atendimento mais humano e eficaz em diferentes locais do Maranhão.

Em apenas um ano de gestão foram inaugurados dois grandes hospitais regionais que beneficiarão mais de 1,4 milhão de pessoas de 60 municípios das regiões leste do Estado e da Baixada Maranhense. A previsão é de que nos próximos meses sejam inaugurados outros hospitais regionais em Santa Inês, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Chapadinha e Balsas.

Especializado em casos de alta e média complexidade, o Hospital Regional Dr. Jackson Lago, localizado em Pinheiro, serve mais 34 cidades da Baixada Maranhense, totalizando 685 mil pessoas beneficiadas. Oferece atendimento em cirurgia, clínica médica, nefrologia, oftalmologia, anestesia, gastroenterologia, pediatria, neurologia, cardiologia, ginecologia e oftalmologia. São 122 leitos de internação, sendo 26 de clínica médica, 26 pediátrica, 26 ortopédica, 26 cirúrgica, 12 UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e seis de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). Na equipe, 50 enfermeiros e 70 médicos. A unidade foi inaugurada em setembro de 2015.

Em obras
Com serviços avançados, os hospitais de Santa Inês, Bacabal, Balsas, Imperatriz e Chapadinha serão estruturados com atendimentos em clínica obstétrica, pediatria, cirurgia geral, diagnóstico, Raio X, mamografia, tomografia, endoscopia e ultrassom. O Hospital Regional de Santa Inês vai atender mais de 630 mil pessoas em 24 cidades. Na estrutura, 122 leitos de internação, sendo 40 de clínica médica, 30 pediátrica, 40 cirúrgica e 12 UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O Hospital Regional de Bacabal para beneficiar mais de 260 mil habitantes contendo 50 leitos – 20 de clínica obstétrica, 15 pediátrica e 15 cirúrgica. O Regional de Balsas alcança mais de 240 mil pessoas dispondo de 50 leitos – 20 de clínica obstétrica, 15 de clínica pediátrica, 15 cirúrgica.

Em Chapadinha, a unidade hospitalar vai atender cerca de mais de 360 mil habitantes da cidade e entorno com 50 leitos, sendo 24 clínica médica, 8 pediátrica e 18 cirúrgica. Já a unidade regional em Imperatriz vai atender uma população de 790 mil habitantes nas especialidades clínica geral, ortopedia, pediatria, cirurgia geral, neurocirurgia, nefrologia, endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia, vascular, cardiologia, urologia. O hospital terá ainda apoio diagnóstico com laboratório, tomografia, Raio X, ultrassom, mamografia e endoscopia. Na estrutura serão 122 leitos, sendo 30 de clínica médica, 26 pediátrica, 26 ortopédica, 28 cirúrgica e 12 UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Além destas unidades o governo também inaugurou, em São Luís, a maternidade Nossa Senhora da Penha, com 30 leitos para atender a mais de 200 mil habitantes da área Itaqui-Bacanga e foi iniciada uma importante parceria com a Prefeitura de São Luís para a reestruturação do Hospital da Criança da capital, que há anos precisava de UTIs Neonatais e Clínica Pediátrica.
Com 30 leitos, Maternidade Nossa Senhora da Penha tem capacidade para atender a mais de 200 mil habitantes da área Itaqui-Bacanga.Foto: Divulgação
Com 30 leitos, Maternidade Nossa Senhora da Penha tem capacidade para atender a mais de 200 mil habitantes da área Itaqui-Bacanga.Foto: Divulgação
Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário