domingo, 18 de outubro de 2015

Governo do Estado organiza o I Seminário sobre o Artesanato do MA


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realizou, na última quinta-feira (15), a primeira reunião de alinhamento para o I Seminário Estadual sobre o Artesanato do Maranhão. Será realizado de 9 e 11 de dezembro, em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Câmara Municipal de São Luis, Secretaria Estadual da Mulher e cadeia produtiva do artesanato maranhense.

A secretária de Estado do Turismo, Delma Andrade, explicou que a reunião de alinhamento iniciou as discussões para a formatação efetiva de um calendário que incentive a atividade dos artesãos do estado. “A Secretaria de Turismo define o artesanato como ferramenta de promoção do Maranhão e meio de emprego e renda para centenas de cidadãos que precisam ser atendidos pelo poder público”.

A proposta do seminário é de que artesãos de todas as regiões do Maranhão possam discutir alternativas para o sucesso comercial de sua arte, deixando o segmento, cada vez mais, regularizado e rentável. Serão analisadas as formas de produção e de comercialização do artesanato maranhense, bem como obrigações, direito tributário, interação com o meio acadêmico, associativismo e abertura para novos mercados para o produto maranhense.

“O seminário tem por objetivo discutir e traçar diretrizes para a formulação de políticas para alavancar o desenvolvimento e a promoção do artesanato maranhense, reunindo os envolvidos e gerando oportunidades de crescimento para as regiões onde a atividade ainda é caracterizada como segunda fonte de renda”, completou a gestora do turismo.

Ao final da reunião ficou acordado que o seminário terá três eixos base para a realização: O artesão e tudo que remeta a regularização, incentivo e leis; Produção, no que tange a preservação da matéria prima, fiscalização das barreiras de mercado e condições de trabalho; e Mercado e tudo que crie e incentive as oportunidades para que o artesanato maranhense chegue a todos os cantos do Brasil e do mundo.
                                                               
Uma nova reunião será marcada para que cada grupo de trabalho apresente suas soluções e ideias para o maior incremento e embasamento do seminário.
Regularização da profissão de artesão

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou no dia 9 de setembro deste ano, o Projeto de Lei 7755/10, do Senado, que reconhece a profissão de artesão e determina que haverá políticas públicas de apoio, crédito e aperfeiçoamento para esses profissionais.

De acordo com a proposta, artesão é toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos de forma individual, associada ou cooperativada.


Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário