segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Governo investe em ações educacionais para garantir os direitos das crianças


Para assegurar que as crianças maranhenses tenham direito a uma educação gratuita e de qualidade, o direito de brincar e desenvolver-se de forma integral, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está realizando no âmbito do Programa Escola Digna, ações voltadas à infância, dentro eixo regime de colaboração com os municípios.

São medidas que vão desde a substituição de escolas que funcionam em instalações precárias de palha, taipa e barracões, por prédios de alvenarias, que atendam a real necessidade das práticas pedagógicas das crianças; a criação da Supervisão de Educação Infantil, na estrutura organizacional da Seduc; assessorias técnico-pedagógicas aos municípios – responsáveis pela oferta da educação infantil; formação de professores; alfabetização, entre outras.

Pelo Programa ‘Alfabetiza Maranhão’, instituído pela Seduc para promover formação aos professores, tendo em vista corrigir a distorção idade-ano-série dos estudantes do Ensino Fundamental, organizando as turmas com estudantes com distorção idade/ano em turmas especificas no turno em que os estudantes estão matriculados, o governo está atendendo 57 municípios, beneficiando 232 professores e seus estudantes. O foco principal do programa é o processo de alfabetização das crianças.

Em parceria com o Governo Federal, o Estado está implementando, por intermédio da Seduc, o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – ação que prevê alfabetização para os estudantes no ciclo da infância (6,7 e 8 anos de idade), através de formações aos professores, distribuição de materiais didáticos a 128 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e para 65 monitores do Programa Mais Educação, que trabalham com o macrocampo letramento.

“São ações que visam a constituição de uma política para a infância a todo o estado, orientando os municípios para organização de seus currículos e de suas práticas pedagógicas, na perspectiva de implementar uma educação pública de qualidade a todas as crianças maranhenses”, explica a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

Para a secretária, a política da infância articulada pela Seduc, prevê ações conjuntas com os municípios, familiares, professores e demais entidades que promovem ações em defesa dos direitos das crianças. “Por isso, neste dia em que se comemora o Dia da Criança, o governo conclama toda a sociedade maranhense para o fortalecimento da militância em prol da garantia dos direitos das crianças, que precisam ser atendidas em seus desejos e esperanças”, concluiu.

Com informações do Governo do Maranhão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário