sábado, 16 de setembro de 2017

As inscrições já estão abertas para o processo seletivo do IFMA Campus Araioses para estudantes


No período de 7 de setembro a 6 de outubro estarão abertas as inscrições regulares para o Processo Seletivo de cursos técnicos de nível médio 2018 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O valor da inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais).

Inscreva-se na PÁGINA NO SELETIVO 2018

De acordo com o edital, serão ofertados 39 cursos técnicos em um total de 6475 vagas distribuídas em 26 municípios do Estado. A prova será realizada em três de dezembro de 2017.

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2017, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

Para o Campus Araioses estão sendo destinadas 120 vagas: 80 vagas para o curso técnico em administração integrado ao ensino médio e 40 vagas para técnico em meio ambiente.

As provas terão 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no edital.

Sistema de cotas – Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita; e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.

O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para candidatos com deficiência.


Mais informações na página PROCESSO SELETIVO DO IFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário