segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Oficina no IFMA Campus Araioses marca a elaboração de projetos de pesquisas


Professores auxiliam na elaboração de projetos
O Instituto Federal do Maranhão – Campus Araioses – realizou no último dia 16 de setembro a Oficina de Elaboração de Projetos de Pesquisa. A atividade é parte do projeto de extensão, onde foram elaboradas e ministradas – por professores de Biologia, Educação Física e Economia – palestras e oficinas relacionadas a elaboração de projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Na ocasião, os docentes do Centro de Ensino Ateneu São José participaram de palestras e executaram a construção de diferentes projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, os quais fornecerão subsídios ao desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa nesta escola. O projeto de extensão nasceu da necessidade da gestão do C. E. Ateneu São José, representado pela professora Angélica Cardoso Morais, em qualificar os professores na elaboração de projetos de pesquisa uma vez que a escola foi contemplada com recursos do Programa Ensino Médio Inovador – 2017, que inclui a iniciação científica como forma de melhorar o ensino Médio.

A Oficina de Elaboração de Projetos de Pesquisa caracteriza-se por apresentar um caráter educativo e informativo, e tem como principais metas:
§  Preparar os docentes para trabalharem problemas locais, utilizando-se para isso, dos diversos problemas ou necessidades locais;
§  Contribuir para a realização de atividades de cunho teórico-práticas centrada nos discentes, como alternativa, para despertar o interesse pelas questões inerentes a sua realidade;
§  Promover o desenvolvimento da cidadania e de uma melhor qualidade de vida da sociedade de Araioses/MA.

Segundo o professor Luís Mesquita Filho, coordenador da oficina, a escola como um ambiente de diversas ideias e de sistematização do conhecimento, possui o dever de promover a inserção do educando no mundo científico de maneira integrada aos programas educacionais que se desenvolvem através de diversas atividades, incluindo projetos de pesquisa. “Assim, a capacitação de professores é um dos pré-requisitos fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino”.

O Programa

Com o intuito de garantir a qualidade da Educação Básica, o Ministério da Educação tem ampliado suas ações por meio de políticas e programas que atendam de maneira efetiva os estudantes. Neste sentido, o Plano Nacional da Educação (PNE), propõe a universalização do Ensino Médio.

O Programa, instituído pela Portaria nº 971/2009, tem se mostrado instrumento fundamental para a elaboração do redesenho curricular nas escolas de Ensino Médio, na medida em que dissemina a cultura para o desenvolvimento de um currículo mais dinâmico e flexível, que contemple a interface entre os conhecimentos das diferentes áreas e a realidade dos estudantes, atendendo suas necessidades, expectativas e projetos de vida.

O Ensino Médio Inovador é uma estratégia e, também, um instrumento para induzir o redesenho dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente serão incorporadas gradativamente ao currículo, ampliando o tempo na escola, na perspectiva da educação integral e a diversidade de práticas pedagógicas de modo que estas, de fato, qualifiquem os currículos das escolas de Ensino Médio.

A adesão ao Ensino Médio Inovador, neste contexto, estabelece um movimento de cooperação entre os entes federados, cabendo ao Ministério da Educação o apoio técnico e financeiro às secretarias de educação e respectivas escolas. Dessa forma, as secretarias de educação estaduais e do Distrito Federal deverão desenvolver e ampliar as ações voltadas para a organização, implementação e fortalecimento do Ensino Médio.

IFMA

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