sábado, 10 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Caxias por meio da SEMECT realiza a Conferência Municipal de Educação



A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) realizou, no Centro de Estudos Superiores de Caxias- CESC/UEMA, a Conferência Municipal de Educação de Caxias(COMAE) nessa quarta-feira (07) e quinta-feira (08).

Com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, a COMAE teve o objetivo estudar e analisar propostas para melhoria da educação no Município.

Estiveram presentes representantes da educação básica, superior, profissional e tecnológica; movimentos sociais; secretarias municipais; Fórum Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, abriu os trabalhos juntamente com a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno.

“Essa Conferência Municipal de Educação é de tamanha importância para o Município, porque daqui sairá propostas que irão beneficiar, irão contribuir, são propostas que vão para o nível estadual e, posteriormente, para o nacional; então vir aqui e discutir com todos e com quem de fato conhece a educação, que são os professores, é de extrema importância, porque são os detentores desse conhecimento que poderão contribuir e, nós do executivo, ouvindo, percebendo o que precisa, vamos contribuir também de forma eficaz para que Caxias possa desenvolver uma educação de qualidade, com essa classe de extrema importância que é a classe dos educadores”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“A expectativa da COMAE foi muito boa, com dois dias de trabalho, muitos pais presentes, professores, gestores, alunos e várias instituições. São pessoas que estão ali, cada uma defendendo o seu direito para melhoria da educação. Só temos a agradecer a participação, o sucesso da COMAE e o apoio total do prefeito Fábio Gentil que tem se mostrado a cada dia preocupado em melhorar a educação do nosso Município”, disse a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno.

A presidente e coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Sandra Costa, e a secretária executiva da COMAE\Caxias, Socorro Brito, destacaram a importância do evento.

“Essa Conferência Municipal de Educação é de suma importância, porque representa um grande movimento de deliberações e proposições acerca das políticas educacionais do nosso município”, disse Sandra Costa, presidente e coordenadora do Fórum Municipal de Educação.

“O balanço feito sobre a Conferência foi positivo, um sucesso, participação, representação, muito boa, significativa, as pessoas discutindo, debatendo, propondo melhorias para a qualidade da nossa educação, assim como para o Plano Municipal de Educação, e nós só temos que agradecer ao poder executivo, na pessoa do prefeito Fábio Gentil, por realizar um evento dessa magnitude, e a secretária Ana Célia Damasceno que ajudou a planejar, que idealizou e deu todo o apoio necessário para que o resultado fosse esse, espetacular. Parabéns a toda a SEMECT pela realização do evento”, disse Socorro Brito, secretária executiva da COMAE\Caxias.

Na oportunidade, a representante da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC\MA), Márcia Andréa Porto, proferiu uma palestra sobre a importância da Conferência de Educação e suas vertentes e elogiou a organização do evento.


“Vários pontos podemos destacar nesse evento grandioso com um trabalho de mobilização excelente. Pontos que ressaltei, como a metodologia da Conferência, o porquê avaliar o Plano Municipal de Caxias e qual a importância grandiosa para a efetivação das políticas públicas. Em relação a organização, eu fiquei encantada, para se ter ideia, essa é a primeira conferência que eu cheguei e tinha tradutores de libras, então isso mostra a preocupação do Governo Municipal com a educação, e como a secretária da SEMECT é participativa, preocupada em atender ao que os planos vêm dizendo. Caxias está de parabéns porque se preocupa com a educação”, disse a representante da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC\MA), Márcia Andréa Porto.

ASSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário