Um dos maiores desafios para quem já concluiu uma
graduação nem sempre é entrar no mercado de trabalho, mas ter sucesso nele. Na
busca por bons resultados, os profissionais que querem iniciar, ou mudar de
carreira, têm um desafio comum: serem capazes de conquistar seus objetivos
usando como arma a capacidade de comunicar-se e vencer uma disputa por meio de
argumentos. Esse é o público-alvo do curso de Formação Inicial Continuada (FIC)
do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Araioses “Direito, Comunicação
e Oratória: a arte de resolver conflitos, negociar e falar em público”,
que está com as inscrições abertas entre os dias 22 de junho a 07 de julho
deste ano. Edital do curso.
O curso tem 40 vagas e será ministrado entre agosto
e novembro deste ano, na escola Humberto de Campos, em Araioses. Além de
oferecer conhecimentos teóricos, o curso de 200 horas vai focar no treinamento
dos participantes. “Paulo Freire já dizia que saber ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua
construção. Vamos trabalhar com aspectos práticos, do dia a dia. Por exemplo,
como resolver um conflito. A maioria das pessoas acredita que deve evitar o
conflito, fugir dele. Mas não temos como evitá-los, o que precisamos é aprender
a enfrentar só o problema, sem associá-lo à pessoa que participa do conflito”,
explica o coordenador do curso, professor Rafael Ciarlini.
Para os profissionais que precisam convencer os
outros sobre suas ideias e produtos, a oratória é essencial. “Às vezes a pessoa
tem o conhecimento, mas não tem as técnicas de argumentação. O curso de
oratória vai oferecer às pessoas o conhecimento que falta para que elas pensem
e falem de forma racional, argumentando tecnicamente, discutindo ideias, e
assim se posicionamento criticamente no mundo, ao mesmo tempo em que podem
convencer da forma correta, evitando as falácias”, afirma o ministrante da
disciplina “Lógica e Argumentação”, André Wallas.
Prática
Para complementar as teorias, o FIC “Direito,
Comunicação e Oratória” vai priorizar a prática. Os ministrantes do curso serão
responsáveis por sete Observatórios de Estratégias Discursivas em diversas
áreas, além de dois Júris Simulados (ver tabela disciplinas teóricas e
atividades práticas). O objetivo é capacitar o discente para
analisar a construção da linguagem e da negociação em diversos âmbitos do
cotidiano: a sala de aula, a mídia, o legislativo e executivo municipal, os
acordos judiciais, a relação entre os fiéis e religiosos e como se estabelece o
relacionamento entre vendedor e consumidor. “Nosso diferencial é a prática.
Além das aulas teóricas, nossos alunos terão a oportunidade de analisar as
práticas discursivas interpretadas na literatura e no cinema”, comenta Ciarlini
que também coordena o projeto de extensão do programa de rádio “Somos Todos
IFMA”, em parceria com a Rádio Santa Rosa FM 87,9, onde os alunos do curso
de oratória devem colocar uma parte das técnicas em prática.
Uma oratória bem articulada representa um
instrumento de ascensão para todas as áreas independente da opção
profissional. Saber se comunicar é algo que a sociedade espera de todos os
profissionais. Conhecer as técnicas de oratória otimizam a capacidade de expressão
e de comunicação e fazem diferença na vida pessoal e profissional. “Essas
técnicas têm grande abrangência e podem ser aplicadas em apresentações de
trabalho ou negociações com possíveis clientes e equipe. O foco principal do
curso é a segurança de quem fala, a aquisição de confiança no gerenciamento de
conflitos e a clareza na transmissão de informações e ideias”, afirma Ciarlini.
Multidisciplinaridade
Áreas tão diferentes entre si encontram no ser
humano o ponto em comum. Além de desenvolver as técnicas de Oratória, o curso
visa a formação de negociadores com abordagem de conteúdos como dinâmica
flow, psicologia jurídica, inteligência emocional, segurança, auto
responsabilização, autoconfiança, gerenciamento de conflitos, diagrama de
Graham, clareza na transmissão de informações e ideias. A
equipe executora do FIC é formada por docentes de Direito, Filosofia,
Comunicação, Biologia, Geografia, Contabilidade, Arte, Língua Portuguesa e
Marketing do IFMA/Campus Araioses.
De acordo com o professor da disciplina “Geografia
Crítica”, Carlos Jardel Araújo, a relação entre a Geografia e a Oratória se
dá na forma como o ser humano ocupa o espaço ao redor e interage com a
sociedade. “Essa interação social decorre de como o ser humano compreende sua
própria existência. É a partir dessa visão de si mesmo que ele atua e interage
com o espaço físico ao seu redor, seja rural ou urbano. O resultado disso é o
que Milton Santos chama de espaço geográfico. E esse é o aspecto que a
Geografia contribui com o curso de Oratória que trata do desenvolvimento
pessoal de cada profissional”, explica Araújo.
Comunicação e Expressão
Para o diretor geral do campus Araioses Raimundo
Pinho Gondinho, o FIC de Direito, Comunicação e Oratória tem um significado
especial. “O Campus Araioses já se consolidou. Esse é nosso segundo FIC e a
procura dos araiosenses pelos cursos mostra que estamos no caminho certo”,
comemora Gondinho que também ministra a disciplina “Comunicação e Expressão” no
FIC de Oratória. “A disciplina vai levar os alunos a reconhecerem o papel da
linguagem como processo de interação e intersubjetividade. A entenderem o que é
o contexto sociocomunicativo textual e sua importância na vida de um
profissional”, afirma Gondinho.
O FIC prepara os profissionais que já tem graduação
para a realidade do mercado. “No mundo do trabalho temos diversas situações em
que o domínio linguístico é estratégico, por isso vamos focar no aspecto
prático: elaboração de currículo, entrevista de emprego, relatório de trabalho,
redação empresarial e oficial”, explica a professora da disciplina “Comunicação
e Mundo do Trabalho”, Lívia Rosa Soares.
Técnicas de crescimento profissional
O desenvolvimento pessoal pretendido pela Curso de
Oratória inclui ainda o domínio de técnicas de crescimento profissional. “Um
bom profissional administra bem sua vida financeira. A Oratória auxilia o
trabalhador a ter desenvoltura para apresentar e defender suas ideias, enquanto
a educação financeira auxilia este profissional a administrar bem seus
rendimentos, auxiliando-o em suas decisões de poupar e investir.
Também vamos orientar os profissionais a entender o que é o consumo consciente
e até a se prevenirem contra situações de fraude”, esclarece a professora
de EducaçãoFinanceira, Liana Reis.
Mas como funciona a fala – elemento principal da
Oratória? Existem problemas e doenças que atacam especificamente essa parte do
corpo, como os danos às cordas vocais que prejudicam tantos profissionais.
Esses assuntos são abordados na disciplina “Aspecto Gerais da Fala:
Evolução, Anatomia e Fisiologia”. Para o professor Luís Mesquita, que vai
trabalhar técnicas de cuidado com o aparelho vocal, é preciso compreender a
complexa relação entre os aspectos corporais, hábitos alimentares e meio
ambiente para conseguir obter bons resultados com a voz: “É preciso antes
entender a relação entre o aperfeiçoamento dos músculos da boca e garganta com
a capacidade humana de articular palavras”, diz Mesquita que é subcoordenador
do projeto.
Se a fala tem que ser cuidada, o corpo tem que
aprender a “falar”. É o que explica a professora da disciplina “Comunicação
Corporal: arte e expressão”, Isa Marília. “A postura e a forma de nos
movimentarmos traz uma informação prévia sobre nós ou uma interpretação sobre o
que estamos comunicando. Nosso corpo também reage de acordo com as nossas
emoções. Compreender como o gestual interfere na nossa comunicação é ter poder
sobre como interlocutor vai compreender nossa imagem”, acredita.
E essa imagem que será vista e consumida nem sempre
é a ideal. Muitos profissionais acreditam que basta investir na tríade “cartões
de visitas-roupas adequadas-bom currículo” para que as portas do mercado sejam
abertas. E ficam confusos quando, mesmo com alto investimento nesses detalhes,
deixa de atrair contatos e obter os resultados desejados. “O profissional – com
todo o seu conhecimento, experiências, habilidades, potencial – é o Produto. No
marketing, é imprescindível compreender o que o mercado deseja e quais os
diferenciais que esse profissional possui para adequar sua imagem às demandas
antes de construir uma marca pessoal de sucesso”, explica a professora de “Identidade
e Imagem no Marketing Pessoal”, Rozinete Pereira.
Técnicas de convencimento
Carro-chefe do curso FIC “Direito, Comunicação e
Oratória” a disciplina “Direito, Oratória e Negociação” vai explorar as
técnicas de convencimento que são fruto de uma espécie de guerra mental. “O
Direito contribui para o gerenciamento dos conflitos e oferece a oportunidade
de mesmo diante de situações extremas da vida pessoal e profissional, que, em
regra, geram espirais de conflito, aplicar o espírito da lei atendendo
interesses mais amplos deixando de lado caprichos pessoais. O conflito é o meio
do homem, assim como a água é o meio dos peixes. O homem está para o conflito
assim como os peixes estão para a água. A natureza humana não deve ser
comparada metaforicamente a um trem que anda sobre os trilhos seguindo uma
trajetória prevista, mas a uma caravela, o nosso meio de navegação no mundo,
que serpenteando tenta aproveitar melhor os ventos”, diz o coordenador do
curso, Rafael Ciarlini.
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