terça-feira, 4 de julho de 2017

IFMA Araioses abre vagas para Curso de Direito, Comunicação e Oratória; inscrições terminam nesta sexta-feira (07)

Um dos maiores desafios para quem já concluiu uma graduação nem sempre é entrar no mercado de trabalho, mas ter sucesso nele. Na busca por bons resultados, os profissionais que querem iniciar, ou mudar de carreira, têm um desafio comum: serem capazes de conquistar seus objetivos usando como arma a capacidade de comunicar-se e vencer uma disputa por meio de argumentos. Esse é o público-alvo do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Araioses “Direito, Comunicação e Oratória: a arte de resolver conflitos, negociar e falar em público”, que está com as inscrições abertas entre os dias 22 de junho a 07 de julho deste ano. Edital do curso.

O curso tem 40 vagas e será ministrado entre agosto e novembro deste ano, na escola Humberto de Campos, em Araioses. Além de oferecer conhecimentos teóricos, o curso de 200 horas vai focar no treinamento dos participantes. “Paulo Freire já dizia que saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Vamos trabalhar com aspectos práticos, do dia a dia. Por exemplo, como resolver um conflito. A maioria das pessoas acredita que deve evitar o conflito, fugir dele. Mas não temos como evitá-los, o que precisamos é aprender a enfrentar só o problema, sem associá-lo à pessoa que participa do conflito”, explica o coordenador do curso, professor Rafael Ciarlini.

Para os profissionais que precisam convencer os outros sobre suas ideias e produtos, a oratória é essencial. “Às vezes a pessoa tem o conhecimento, mas não tem as técnicas de argumentação. O curso de oratória vai oferecer às pessoas o conhecimento que falta para que elas pensem e falem de forma racional, argumentando tecnicamente, discutindo ideias, e assim se posicionamento criticamente no mundo, ao mesmo tempo em que podem convencer da forma correta, evitando as falácias”, afirma o ministrante da disciplina “Lógica e Argumentação”, André Wallas.

Prática

Para complementar as teorias, o FIC “Direito, Comunicação e Oratória” vai priorizar a prática. Os ministrantes do curso serão responsáveis por sete Observatórios de Estratégias Discursivas em diversas áreas, além de dois Júris Simulados (ver tabela disciplinas teóricas e atividades práticas). O objetivo é capacitar o discente para analisar a construção da linguagem e da negociação em diversos âmbitos do cotidiano: a sala de aula, a mídia, o legislativo e executivo municipal, os acordos judiciais, a relação entre os fiéis e religiosos e como se estabelece o relacionamento entre vendedor e consumidor. “Nosso diferencial é a prática. Além das aulas teóricas, nossos alunos terão a oportunidade de analisar as práticas discursivas interpretadas na literatura e no cinema”, comenta Ciarlini que também coordena o projeto de extensão do programa de rádio “Somos Todos IFMA”, em parceria com a Rádio Santa Rosa FM 87,9, onde os alunos do curso de oratória devem colocar uma parte das técnicas em prática.

Uma oratória bem articulada representa um instrumento de ascensão para todas as áreas independente da opção profissional. Saber se comunicar é algo que a sociedade espera de todos os profissionais. Conhecer as técnicas de oratória otimizam a capacidade de expressão e de comunicação e fazem diferença na vida pessoal e profissional. “Essas técnicas têm grande abrangência e podem ser aplicadas em apresentações de trabalho ou negociações com possíveis clientes e equipe. O foco principal do curso é a segurança de quem fala, a aquisição de confiança no gerenciamento de conflitos e a clareza na transmissão de informações e ideias”, afirma Ciarlini.

Multidisciplinaridade 

Áreas tão diferentes entre si encontram no ser humano o ponto em comum. Além de desenvolver as técnicas de Oratória, o curso visa a formação de negociadores com abordagem de conteúdos como  dinâmica flow, psicologia jurídica, inteligência emocional, segurança, auto responsabilização, autoconfiança, gerenciamento de conflitos, diagrama de Graham, clareza na transmissão de informações e ideias. A equipe executora do FIC é formada por docentes de Direito, Filosofia, Comunicação, Biologia, Geografia, Contabilidade, Arte, Língua Portuguesa e Marketing do IFMA/Campus Araioses.

De acordo com o professor da disciplina “Geografia Crítica”, Carlos Jardel Araújo, a relação entre a Geografia e a Oratória se dá na forma como o ser humano ocupa o espaço ao redor e interage com a sociedade. “Essa interação social decorre de como o ser humano compreende sua própria existência. É a partir dessa visão de si mesmo que ele atua e interage com o espaço físico ao seu redor, seja rural ou urbano. O resultado disso é o que Milton Santos chama de espaço geográfico. E esse é o aspecto que a Geografia contribui com o curso de Oratória que trata do desenvolvimento pessoal de cada profissional”, explica Araújo.

Comunicação e Expressão

Para o diretor geral do campus Araioses Raimundo Pinho Gondinho, o FIC de Direito, Comunicação e Oratória tem um significado especial. “O Campus Araioses já se consolidou. Esse é nosso segundo FIC e a procura dos araiosenses pelos cursos mostra que estamos no caminho certo”, comemora Gondinho que também ministra a disciplina “Comunicação e Expressão” no FIC de Oratória. “A disciplina vai levar os alunos a reconhecerem o papel da linguagem como processo de interação e intersubjetividade. A entenderem o que é o contexto sociocomunicativo textual e sua importância na vida de um profissional”, afirma Gondinho.

O FIC prepara os profissionais que já tem graduação para a realidade do mercado. “No mundo do trabalho temos diversas situações em que o domínio linguístico é estratégico, por isso vamos focar no aspecto prático: elaboração de currículo, entrevista de emprego, relatório de trabalho, redação empresarial e oficial”, explica a professora da disciplina “Comunicação e Mundo do Trabalho”, Lívia Rosa Soares.

Técnicas de crescimento profissional

O desenvolvimento pessoal pretendido pela Curso de Oratória inclui ainda o domínio de técnicas de crescimento profissional. “Um bom profissional administra bem sua vida financeira. A Oratória auxilia o trabalhador a ter desenvoltura para apresentar e defender suas ideias, enquanto a educação financeira auxilia este profissional a administrar bem seus rendimentos, auxiliando-o em suas decisões de poupar e investir. Também vamos orientar os profissionais a entender o que é o consumo consciente e até a se prevenirem contra situações de fraude”, esclarece a professora de EducaçãoFinanceira, Liana Reis.

Mas como funciona a fala – elemento principal da Oratória? Existem problemas e doenças que atacam especificamente essa parte do corpo, como os danos às cordas vocais que prejudicam tantos profissionais. Esses assuntos são abordados na disciplina “Aspecto Gerais da Fala: Evolução, Anatomia e Fisiologia”. Para o professor Luís Mesquita, que vai trabalhar técnicas de cuidado com o aparelho vocal, é preciso compreender a complexa relação entre os aspectos corporais, hábitos alimentares e meio ambiente para conseguir obter bons resultados com a voz: “É preciso antes entender a relação entre o aperfeiçoamento dos músculos da boca e garganta com a capacidade humana de articular palavras”, diz Mesquita que é subcoordenador do projeto.

Se a fala tem que ser cuidada, o corpo tem que aprender a “falar”. É o que explica a professora da disciplina “Comunicação Corporal: arte e expressão”, Isa Marília. “A postura e a forma de nos movimentarmos traz uma informação prévia sobre nós ou uma interpretação sobre o que estamos comunicando. Nosso corpo também reage de acordo com as nossas emoções. Compreender como o gestual interfere na nossa comunicação é ter poder sobre como interlocutor vai compreender nossa imagem”, acredita.

E essa imagem que será vista e consumida nem sempre é a ideal. Muitos profissionais acreditam que basta investir na tríade “cartões de visitas-roupas adequadas-bom currículo” para que as portas do mercado sejam abertas. E ficam confusos quando, mesmo com alto investimento nesses detalhes, deixa de atrair contatos e obter os resultados desejados. “O profissional – com todo o seu conhecimento, experiências, habilidades, potencial – é o Produto. No marketing, é imprescindível compreender o que o mercado deseja e quais os diferenciais que esse profissional possui para adequar sua imagem às demandas antes de construir uma marca pessoal de sucesso”, explica a professora de “Identidade e Imagem no Marketing Pessoal”, Rozinete Pereira.

Técnicas de convencimento

Carro-chefe do curso FIC “Direito, Comunicação e Oratória” a disciplina “Direito, Oratória e Negociação” vai explorar as técnicas de convencimento que são fruto de uma espécie de guerra mental. “O Direito contribui para o gerenciamento dos conflitos e oferece a oportunidade de mesmo diante de situações extremas da vida pessoal e profissional, que, em regra, geram espirais de conflito, aplicar o espírito da lei atendendo interesses mais amplos deixando de lado caprichos pessoais. O conflito é o meio do homem, assim como a água é o meio dos peixes. O homem está para o conflito assim como os peixes estão para a água. A natureza humana não deve ser comparada metaforicamente a um trem que anda sobre os trilhos seguindo uma trajetória prevista, mas a uma caravela, o nosso meio de navegação no mundo, que serpenteando tenta aproveitar melhor os ventos”, diz o coordenador do curso, Rafael Ciarlini.

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