terça-feira, 15 de setembro de 2015

Detran lança novo aplicativo para celulares e tablets


A partir desta segunda, 14, o aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) voltou a estar disponível para download na Play Store, loja virtual da Google que oferece softwares voltados para celulares e tablets equipados com sistema operacional Android. Além de mais moderna, a nova versão do app tem como novidades a consulta de documentos, inclusive com o fornecimento do código de rastreamento da entrega pelos Correios.

A primeira versão do aplicativo foi criada em 2014 pela ShapConsult, empresa contratada pela gestão passada para fornecer ao Detran serviços especializados em digitalização de documentos e arquivamento de processos, com contrato anual no valor de R$ 2 milhões e 900 mil reais. O desenvolvimento do aplicativo não constava no contrato. Em março deste ano, após a rescisão do contrato, a empresa criadora do aplicativo retirou o app da Play Store, sem qualquer aviso prévio ao órgão.

De acordo com o diretor-geral do órgão, Antonio Nunes, foi preciso sanar as pendências relacionadas ao direito autoral sobre o aplicativo e corrigir falhas operacionais no software. “Desenvolvemos, na verdade, um novo app para o Detran, mais moderno e que oferece maior praticidade ao usuários da instituição”, explicou.

O aplicativo traz três novas funcionalidades: informação de documentos emitidos pelo órgão, notícias do Detran e a simulação do cálculo do primeiro emplacamento. “Com esses novos recursos agregados ao aplicativo, será mais fácil tirar dúvidas e acessar as informações do Departamento, sem precisar se deslocar ao órgão para fazer a consulta”, destaca o chefe da coordenadoria de Informática, Eduardo Bernardes.

Como se trata de um novo aplicativo será necessário fazer um novo download do app, mesmo para usuários que tenham a versão anterior instalada em seus aparelhos. Nessa nova etapa, o novo aplicativo do Detran-MA só está disponível para dispositivos móveis equipados com sistema Android. Não há ainda previsão para lançamento da versão para celulares e tablets com sistema da Apple (IOS).


Com Informações do Governo do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário