terça-feira, 15 de setembro de 2015

Governo capacita municípios de menor IDH para produção de alimentos


Um modelo agrícola sustentável que aproveita os materiais disponíveis nas regiões de implantação: assim são os ‘Sisteminhas’, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que serão implantados nos 30 municípios com menor IDH do Maranhão, para combater a fome e incentivar a geração de renda a partir da produção local dessas comunidades.

O Governo do Estadoacaba de capacitar 90 técnicos que, por um ano, estarão imersos nessas comunidades e terão a responsabilidade de orientar, acompanhar e apoiar de forma contínua cada grupo familiar na implantação e desenvolvimento dos projetos definidos para a Agricultura Familiar.

A tecnologia consiste no tripé peixe, aves e húmus, em associação com outras atividades da cadeia alimentar, como a cultura de hortaliças e frutas, por exemplo. O objetivo é fazer com que a comunidade produtiva local tenha alimentação de qualidade e nova fonte de renda, a partir do excedente para a comercialização.

Esse é um dos compromissos do governador para melhorar a qualidade de vida de famílias que vivem em extrema pobreza no Maranhão, aumentando produção de alimentos pelos pequenos produtores.

Para a implantação do Sistema Integrado de Tecnologias Sociais (Sistecs), que é o nome técnico dos ‘Sisteminhas’, será feito um diagnóstico da situação socioeconômica das famílias, que precisam estar cadastradas no Cad-Único, e que tipo de culturas são adequadas para suas áreas, podendo optar por piscicultura, pequenas granjas, hortas, fruticultura, criação de suínos ou de outros animais de pequeno porte.

Fomento

Além da implantação dos instrumentos de produção e da assistência técnica da Secretaria de Agricultura Familiar, as famílias terão acesso ao fomento rural, para investimentos no projeto. Os recursos são oriundos do tesouro estadual, do Fundo de Combate à Pobreza (Fumacop), no valor de R$ 2.700,00 para cada família.

O investimento é estimado pela Embrapa, que tem colhido com muito sucesso pelo Brasil pela implantação deste modelo de agricultura de retroalimentação, em que o pequeno produtor produz tudo aquilo que é necessário para uma alimentação equilibrada e suficiente para a comunidade.


Com Informações do Governo do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário