domingo, 16 de outubro de 2016

Nos "Bastidores" Prefeito elege "sim" presidente de câmara!


Nos bastidores, membros do alto escalão de gestões em cidades do Brasil, que terão um novo governo em janeiro de 2017, já se articulam para a eleição da mesa diretora onde o presidente da câmara é eleito e acordos não faltam para garantir aliados aos novos prefeitos.

Aliados do atual governo que serão oposição a partir de janeiro de 2017 em minoria absoluta e sem chances de emplacar um nome, se reúnem a portas fechadas nas câmaras sobre possíveis apoios, onde emissários já estão sendo enviados!

Há disputas sim e grande entre nomes bastante conhecidos e o consenso não é de baixo para cima, mas sim vem de cima para baixo!

Alguns leitores do blog questionaram como que acontece ou como é feita a eleição de presidente de câmara de vereadores, onde na verdade não é uma eleição para presidente de câmara, mas sim para a mesa diretora da câmara que é composta por Presidente, vice presidente, 1º secretário, entre outros membros.

Onde para muitos o presidente da câmara é eleito por ser o mais votado nas eleições que se passaram, que fique claro que são os parlamentares eleitos que elegem a mesa diretora, ou seja, todos os parlamentes eleitos para a gestão 2017-2020 estão aptos para votar e ser votados.

Especulações já existem e são muitas sobre quem será o presidente da Câmara, contudo o que é desejável é que o presidente da câmara que é uma espécie de líder do poder legislativo trabalhe em conjunto com poder executivo e poder judiciário, para que os 3 poderes juntos possam trabalhar para que o cidadão tenha qualidade de vida!

Não se pode aceitar um presidente de câmara que esteja em confronto com o poder executivo e muito menos que seja submisso ao mesmo, ou seja, deve haver a INDEPENDÊNCIA entre legislativo e executivo, mas que acima de tudo haja um respeito entre os poderes!

Djair Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário