Que o uso de capacete pode salvar vidas todo mundo já sabe. O
problema é que muita gente por imprudência desobedece essa regra básica e o
resultado é o alto número de pessoas com sequelas por causa de acidentes. Como
forma de tentar diminuir esse comportamento piauienses criaram um equipamento
que impede a partida da motocicleta caso o piloto não esteja usando o capacete.
"A
tecnologia está na placa controladora da moto, que é a placa de comando e
também nessa jugular, que é a jugular que fixa o capacete na cabeça, ou seja.
Eu posso montar na motocicleta, ligar a moto mas ela não vai funcionar se ela
não estiver com essa jugular afivelada", explica o empresário criador da
motocicleta, Agamenon Santa Cruz.
De
acordo com o Detran Piauí, o Estado tem hoje meio milhão de motocicletas. Um
veículo bem mais barato que o carro e que traz uma série de vantagens como uma
maior facilidade na locomoção. Mas os condutores nem sempre utilizam a
motocicleta da forma correta, o que contribui com o aumento de acidentes no
Piauí.
Em
apenas 10 minutos na avenida principal do bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste
de Teresina, a equipe da TV Cidade Verde, conseguiu registrar dezenas de
flagrantes como motociclistas sem capacete que pilota e usa o celular, três
pessoas em uma única moto e crianças sem proteção.
O
neurocirurgião Daniel França, como médico do HUT, garante que hoje cerca de 40%
dos pacientes atendidos no Hospital de Urgência de Teresina, vítimas de
acidentes de trânsito, estavam de motocicleta. O que provoca um aumento no
número de casos de traumatismo craniano dentro do hospital. Se os condutores
usassem mais o capacete, os números poderiam ser outros.
"Há
um número elevadíssimo de traumatismos graves. Um número elevadíssimo de
cirurgias, de sequelas, de mortes e um custo muito elevado que poderia
ser evitado caso as leis de trânsito fossem cumpridas entre elas o uso de
capacete", explica Daniel França.
O
neurocirurgião, inclusive, é um dos colaboradores na criação do dispositivo
mostrado na reportagem e se chegar ao mercado o protótipo pode diminuir
consideravelmente os índices de acidentes de trânsito. "A ideia é fazer
com que as motos já saiam de fábrica com esse dispositivo. Porque aí sim o
governo vai ter uma diminuição na questão de cirurgias, de internações, custo
com previdência e o fator principal que é a preservação da vida",
conclui o empresário Agamenon.
Reportagem
de Christhian Sousa (TV Cidade Verde)
Rayldo
Pereira
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