sábado, 13 de maio de 2017

Márcio Machado: passado e presente de trabalho na colaboração para o Conjunto João Machado


Cerca de 18 anos atrás, o conjunto João Machado localizado em Araioses estava sendo entregue em Araioses e de lá para cá o tempo vem passando e alguns leitores do blog nas últimas semanas me procuraram para saber como se deu a construção desse conjunto de casas.

Marcio Machado foi diretor da COHAB Companhia de Habitação Popular do Maranhão, chegando a presidência da empresa entre 1995 e 1998. Naquela época foi criado o programa Habitar Brasil que se destinava a construção de casas populares.

A Governadora do Estado do Maranhão nesse período era Roseana Sarney, onde a mesma me chamou para definir o s municípios que seriam contemplados com algumas das casas do programa Habitar Brasil.

A grande maioria dos municípios circunvizinhos de Araioses foi contemplada com 50 casas, enquanto que em Araioses através da modesta articulação de Marcio Machado, conseguiu 90 casas.

“Conversei com a Governado Roseana Sarney e coloquei demandas de Araioses e fiz o pedido para que nossa cidade fosse contemplada e felizmente fui atendido”, disse Marcio Machado.

As casas foram feitas com todas infraestrutura com água, esgoto, energia elétrica e pavimentação das ruas com o objetivo de atender as pessoas que não tinham moradia e foram entregues gratuitamente para todas elas.

“A prefeitura de Araioses na época não possuía terreno pra a obra, então meu pai José Machado fez a doação dos terrenos ao programa beneficiando as famílias que seriam comtempladas por essas casas. Inclusive existe uma área destinada a um equipamento urbano para ser feito uma igreja e eu disse aos moradores que ajudaria nessa situação, pois meu irmão é detentor da área”, afirmou Marcio Machado.

Passados quase 18 anos que foi entregue a obra do Conjunto João Machado, hoje temos um problema de deficiência de água e Marcio Machado esteve recentemente na CODEVASF juntamente com o superintendente Jones Braga, sendo que entre as demandas que o mesmo levou de Araioses, está a do Conjunto João Machado.

“O superintendente Jones Braga havia me pedindo que a Associação de Moradores fizesse uma solicitação de forma legal/oficial e estamos aguardando esse pedido para poder cobrar do superintendente a execução do sistema de abastecimento de água do Conjunto João Machado para que seja resolvido esse problema e eu estarei sempre buscando mais melhorias para Araioses” finalizou Marcio Machado.


Então podemos dizer que houve uma atuação importante de Márcio Machado para a construção do Conjunto João Machado, e passados quase 18 anos a luta continua e é ao mesmo tempo benéfica aos moradores que hoje necessitam de água no conjunto.

Djair Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário