domingo, 7 de maio de 2017

Márcio Machado teve atuação importante para que o sonho da iluminação pública em Cánarias fosse realizado


Cerca de 15 anos atrás a Ilha de Canárias passava por momentos muito difíceis, devido a falta de energia elétrica e durante eleições muitos políticos em campanha na ilha sempre prometiam resolver o problema de energia elétrica, mas na verdade nada era feito.

Vicente de Paula Moura quando prefeito, ainda colocou uma rede de iluminação pública na rua principal de canarias, mas movida a óleo diesel, porem por vezes a falta óleo diesel deixava por muito a comunidade sem iluminação pública.

O Presidente Lula criou o programa luz pra Todos em virtude de uma taxa que os brasileiros pagavam para expansão do sistema de energia elétrica. No programa foram criados comitês em vários estados, onde na oportunidade Márcio Machado passou a ser o representante do Governo do Estado no comitê do LUZ para todos no Maranhão.

O objetivo do comitê era indicar as prioridades para serem feitas pela CEMAR e Concessionaria para expansão da rede de energia.

Márcio Machado como sabia das necessidades e do anseio da população da ilha de Canárias, resolveu indicar a comunidade como a primeira a ser atendida pelo programa, pois sofria por falta de energia elétrica.

“Conseguimos indica a energia para Canárias que era um sonho daquela população. A obra iniciou em 2014 e foi concluída 2005. E um fato interessante: por ser uma Ilha a CEMAR se recusou a fazer o sistema convencional, provavelmente só podia ser utilizado o sistema alternativo que seria energia eólica. Acontece que o luz para todos não previa no início a energia eólica, então dificilmente aconteceria a iluminação e a chegada da energia no provado Canárias, dessa forma lutei no comitê gestor para que o luz para todos chegasse em Canárias e no final todos já sabem que a obra foi concretizada e foi muito importante essa luta pois resolveu de fato uma situação e realizou o sonho da comunidade de canárias”, afirmou Márcio Machado.


O comitê gestor do Luz para Todos, ou seja, comitê regional criado com objetivo de priorizar as localidades que seriam atendidas pelo programa foi u m marco muito importante para quem esperava há anos por promessas não cumpridas. Márcio Machado que não tem pretensões políticas é uma pessoa que luta pela melhoria do município de Araioses e ser filho e ter um amor muito grande por esse município teve papel fundamental para que esse sonho se tornasse realidade em Canárias.

Djair Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário