O Instituto Federal do Maranhão – Campus Araioses
– realizou no último dia 16 de setembro a Oficina de Elaboração de Projetos de
Pesquisa. A atividade é parte do projeto de extensão, onde foram elaboradas e
ministradas – por professores de Biologia, Educação Física e Economia –
palestras e oficinas relacionadas a elaboração de projetos de pesquisa em
diferentes áreas do conhecimento.
Na ocasião, os docentes do Centro de
Ensino Ateneu São José participaram de palestras e executaram a construção de
diferentes projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, os quais
fornecerão subsídios ao desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa nesta
escola. O projeto de extensão nasceu da necessidade da gestão do C. E. Ateneu
São José, representado pela professora Angélica Cardoso Morais, em qualificar
os professores na elaboração de projetos de pesquisa uma vez que a escola foi
contemplada com recursos do Programa Ensino Médio Inovador – 2017, que inclui a
iniciação científica como forma de melhorar o ensino Médio.
A Oficina de Elaboração de Projetos de
Pesquisa caracteriza-se por apresentar um caráter educativo e informativo, e
tem como principais metas:
§ Preparar os docentes para trabalharem problemas locais, utilizando-se
para isso, dos diversos problemas ou necessidades locais;
§ Contribuir para a realização de atividades de cunho teórico-práticas
centrada nos discentes, como alternativa, para despertar o interesse pelas
questões inerentes a sua realidade;
§ Promover o desenvolvimento da cidadania e de uma melhor qualidade de
vida da sociedade de Araioses/MA.
Segundo o professor Luís Mesquita
Filho, coordenador da oficina, a escola como um ambiente de diversas ideias e
de sistematização do conhecimento, possui o dever de promover a inserção do
educando no mundo científico de maneira integrada aos programas educacionais
que se desenvolvem através de diversas atividades, incluindo projetos de
pesquisa. “Assim, a capacitação de professores é um dos pré-requisitos
fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino”.
O Programa
Com o intuito de garantir a qualidade
da Educação Básica, o Ministério da Educação tem ampliado suas ações por meio
de políticas e programas que atendam de maneira efetiva os estudantes. Neste
sentido, o Plano Nacional da Educação (PNE), propõe a universalização do Ensino
Médio.
O Programa, instituído pela Portaria nº
971/2009, tem se mostrado instrumento fundamental para a elaboração do
redesenho curricular nas escolas de Ensino Médio, na medida em que dissemina a
cultura para o desenvolvimento de um currículo mais dinâmico e flexível, que
contemple a interface entre os conhecimentos das diferentes áreas e a realidade
dos estudantes, atendendo suas necessidades, expectativas e projetos de vida.
O Ensino Médio Inovador é uma
estratégia e, também, um instrumento para induzir o redesenho dos currículos do
Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente serão
incorporadas gradativamente ao currículo, ampliando o tempo na escola, na
perspectiva da educação integral e a diversidade de práticas pedagógicas de
modo que estas, de fato, qualifiquem os currículos das escolas de Ensino Médio.
A adesão ao Ensino Médio Inovador,
neste contexto, estabelece um movimento de cooperação entre os entes federados,
cabendo ao Ministério da Educação o apoio técnico e financeiro às secretarias
de educação e respectivas escolas. Dessa forma, as secretarias de educação
estaduais e do Distrito Federal deverão desenvolver e ampliar as ações voltadas
para a organização, implementação e fortalecimento do Ensino Médio.
IFMA
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