quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Mais de 6 mil agricultores do MA receberão recursos para investimentos


Mais de 6 mil agricultores familiares em extrema pobreza no Maranhão serão contemplados pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. O benefício é resultado de um acordo firmado, em Brasília (DF), entre o governador Flávio Dino e os representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). No total, no Maranhão, serão mais de 30 mil produtores inseridos no programa de assistência técnica usufruindo de recursos para investimentos.

A medida do Governo do Maranhão proverá capacidade de produção para os trabalhadores do campo, gerando renda, além de incrementar na própria produção de alimentos. O Programa de Fomento atende agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária.

Beneficiária do programa a agricultora de Urbano Santos (MA), Maria da Conceição de Sousa, já vem colhendo os frutos da iniciativa. Além do acompanhamento dos técnicos de extensão rural, Conceição já investiu recursos para ampliar sua miniusina de extração de óleo de coco babaçu. Com a venda do produto em feiras locais e em outros municípios, a família já chega a gerar pouco mais de um salário mínimo de renda mensal.

Para o secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a parceria com o Governo Federal amplia a execução do Programa Mais IDH no meio rural do estado. “O governo do Estado vai oferecer assistência técnica pelo Sistema de Agricultura Familiar e o Governo Federal vai ofertar, entre outras ações, recursos do fomento produtivo, proporcionando o resgate da dignidade desse povo sofrido”, pontuou.

“O apoio aos agricultores familiares mais pobres do Maranhão já vem produzindo resultados bastante expressivos, garantindo que essas famílias possam, com seu próprio trabalho e o apoio das políticas públicas, superar a condição de extrema pobreza e produzir seus alimentos. Com a expansão da parceria, mais famílias do campo poderão se beneficiar dos investimentos produtivos e do apoio dos técnicos da extensão rural”, destacou o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.

Até setembro de 2015, em todo o Brasil, 187,4 mil famílias foram incluídas no programa, para aumentar as capacidades produtivas para que possam gerar renda, incrementar sua produção de alimentos e deixar a situação de extrema pobreza que enfrentam.

Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário