terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Água Doce foi contemplada com obras de sistemas de abastecimento de água

Presidente da Caema, Davi Teles, durante ação do ‘Caravana Caema’, onde a população tira dúvidas sobre implantação de sistemas de abastecimento. Foto: Divulgação
Presidente da Caema, Davi Teles, durante ação do ‘Caravana Caema’, onde a população tira dúvidas sobre implantação de sistemas de abastecimento. Foto: Divulgação

As obras para perfuração de poços e a instalação de sistemas de abastecimento e saneamento começam esta semana, em seis municípios maranhenses, como parte do Plano de Ações Mais IDH, do Governo do Estado. As ações desta primeira etapa serão concluídas até abril. A primeira cidade a receber os sistemas foi Primeira Cruz, em maio do ano passado.

O projeto das obras foi apresentado às comunidades em audiência pública realizada pela Companhia de Saneamento e Abastecimento do Maranhão (Caema), por meio da ‘Caravana Caema no Mais IDH’. O objetivo dessa atividade é informar, tirar dúvidas e ouvir críticas e sugestões sobre os projetos.

“Temos a orientação do governador Flávio Dino de apresentar às comunidades ações concretas, com prazo para começar e terminar. Por onde passamos, as pessoas afirmam que estão vendo a presença tão firme do governo do Maranhão em suas regiões”, ressalta o presidente da Caema, Davi Teles.

Caravana
Durante as audiências da ‘Caravana Caema no Mais IDH’, a população toma conhecimento dos pormenores dos projetos como o tipo de sistema que a cidade vai receber (poço ou reservatório), número de poços construídos, a capacidade de vazão, local de instalação, número de ligações domiciliares, quantos metros de rede serão instalados e toda a estrutura projetada.

As comunidades recebem orientações sobre economia e uso consciente da água por meio de palestras ministradas pela equipe de técnicos, com apoio de assistentes sociais.

Os municípios contemplados nesta etapa são Água Doce do Maranhão, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Conceição do Lago-Açu e Lagoa Grande. Estão entre os 30 com o menor IDH do estado e sofrem problemas históricos de falta de água.

As audiências, que reúnem entre 100 e 400 pessoas e são precedidas de encontros e mobilizações promovidas pelos comitês municipais, formados por membros da comunidade. Os comitês representam a Caema nas cidades contempladas servindo de intercâmbio entre a instituição e os moradores. “Procuramos sempre fortalecer os comitês e mostrar a importância desses grupos para a condução dos trabalhos. O governador Flávio Dino quer que fortaleçamos participação das pessoas nas decisões governamentais e é o que estamos fazendo”, disse o presidente da Caema.

Os próximos municípios a serem visitadas pela Caravana Caema são Belágua e Brejo de Areia. As audiências serão realizadas este mês, após o período carnavalesco.

A previsão inicial é de que até outubro todos os sistemas de abastecimento estejam funcionando nas 30 cidades que integram o ‘Mais IDH’. “Nas audiências temos a oportunidade de expor os projetos das obras que serão iniciadas, de ouvir as demandas da população”, explicou Davi Teles.


Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário