sábado, 19 de agosto de 2017

I ENCONTRO DE COMUNICADORES DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE SERÁ REALIZADO EM TUTÓIA NO DIA 24/08

Resultado de imagem para I encontro de comunicadores do Baixo Parnaíba Maranhense da SMDH

A SMDH, junto com parceiros, realizará a CARAVANA DE DIREITOS HUMANOS, que faz parte de uma ação processual da SMDH: antecedida de 3 encontros regionais (Caxias, Baixada e região Tocantina) e será preparatória ao Seminário Nacional e Estadual. Todas essas atividades terão como tema central a Pedagogia da Proteção;

Para a SMDH, a PEDAGOGIA DA PROTEÇÃO é um esforço de trocar saberes, concepções e práticas que ajudem a ampliar a reflexão e a disseminar uma experiência que está em construção no campo dos Direitos Humanos e se constitui a marca de uma política de proteção à luz dos direitos humanos.

Nesse sentido, a Pedagogia da Proteção inclui dentre outros elementos: o cuidado com pessoas em situação de ameaças, em risco e vulnerabilidade; as condições para que as pessoas exerçam sua liberdade e autonomia mesmo diante de riscos, vulnerabilidades e ou ameaças; o fortalecimento de laços de solidariedade e cooperação diante das graves violações aos direitos humanos.

Nesse contexto, a Caravana de Direitos Humanos 2017 tem como objetivos:

Ø Divulgar direitos humanos a partir das lutas dos movimentos sociais e de normas legais relativas aos temas de direitos humanos, justiça socioambiental e pedagogia da proteção;

Ø Articular um processo de mobilização e educação em direitos humanos;

Ø Mobilizar e articular organizações locais para o fortalecimento de rede de proteção solidária.

Ø Tema: Direitos Humanos, Justiça Socioambiental e Pedagogia da Proteção;

Ø Local: Tutóia, município de atuação da SMDH;


Sendo uma ação de formação, articulação e mobilização em direitos humanos, realizaremos diversas atividades com distintos grupos. O I ENCONTRO DE COMUNICADORES DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE será uma das atividades da Caravana de Direitos Humanos.

Nesse I ENCONTRO discutiremos sobre comunicação e direitos humanos bem como processos de violência que tem atingido comunicadores em tempos mais recentes no nosso Estado.

Para isso, contaremos com parceiros como a organização Artigo 19, organização não governamental de direitos humanos, cuja missão é defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo.

Dia 24 de agosto de 2017, das 09:00 às 17:00 h, no Salão Paroquial em Tutóia-MA.

Confirmação e esclarecimentos necessários - SMDH (2321 1601 / 3231 1897) falar com Fernando Rites (99964 0300), Marcos Aranha (98) 99112 2414 e Vanda Ribeiro (98267 6543).

SMDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário