quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ação para barrar fraudes no Bolsa Família é colocada em prática


O sistema de cruzamento de dados para evitar fraudes no Bolsa Família já está em processo inicial de execução. Quem afirma é o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra, em entrevista ao Portal Brasil, nesta terça-feira (19).

Ele explica que o principal objetivo da ação é realizar um pente fino no programa para beneficiar a parcela da população que realmente precisa do auxílio.

“O Bolsa Família é uma iniciativa importantíssima, que está focada em quem está à beira da pobreza extrema. Nós temos de evitar que pessoas, que não estão de fato nessa situação, aproveitem-se ao também tentar receber o benefício. Conseguimos reunir um grupo de trabalho e montar a maior base de dados da história”, destacou o ministro.

Criada há mais de um mês, a equipe é formada por membros da Receita Federal; Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle; Ministério do Planejamento; Ministério da Fazenda; e coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA); além de ter o apoio do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o ministro Osmar Terra, as atividades do grupo estão em fase de avaliação de parâmetros e dos perfis de enquadramento no Bolsa Família. O balanço das análises deve ser concluído no mês de agosto.

"O que se espera é que quem não precisa realmente do auxílio saia e a fila ande. Com isso, pode-se trazer para a fila de espera as famílias que têm prioridade. Acredito que haverá um aumento de demanda por conta da crise econômica, que deixou o País em uma situação muito grave, com cerca de 13 milhões de desempregados. Então, nós precisamos fazer esse pente fino para proteger quem realmente precisa”, completou ministro.

Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário