sexta-feira, 17 de março de 2017

APAE de Araioses e uma grande história de 20 anos!


Com toda experiência acumulada nos seus quase 20 anos de existência, a APAE de Araioses amadurece seus compromissos institucionais definindo, e assumindo, a razão de sua própria razão social: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

A APAE não fabrica bens materiais. Muito menos, se dispõe a ofertar serviços com a intenção de obter lucro (o que seria uma contradição pela sua característica filantrópica). Porém, a sua grande força produtiva está em elaborar um novo modelo social, rompendo preconceitos e resgatando a dignidade de muitos cidadãos. 

Muitas são as formas através das quais essa capacidade produtiva do Movimento Apaeano torna-se produto de extremo valor social. Seja quando defronta a mesma sociedade a ser beneficiada com suas ações com a problemática da deficiência, ou mesmo cobrando do poder público o repasse de verbas e a manutenção dos convênios que financiam os atendimentos da entidade.

A marca Apaeana é destacada pelo seu envolvimento com a transformação. Qualificando a rede regular de ensino, interferindo na legislação municipal contra as barreiras arquitetônicas do espaço público, mobilizando o empresariado para a abertura de vagas de trabalho, educando a sociedade quanto à prevenção, enfim favorecendo o processo de inclusão da pessoa portadora de deficiência. 

Este é o momento de iniciar uma reflexão profunda sobre o conceito da assistência, o público-alvo para o qual é proposta a se trabalhar, a relação governo/sociedade civil organizada. Objetivando definir o significado, de fato, para o poder público, da relação com o Terceiro Setor e o que este representa nos avanços das políticas de assistência social. 

Dessa forma a APAE de Araioses em seus 20 anos de luta em nossa cidade expandiu suas ações se colocando a disposição de milhares de araiosenses bem como cidades circunvizinhas e o Blog Djair Prado estará enfatizando ao longo de 2017 muitas dessas ações que merecem ser mostradas para que o cidadão tenha conhecimento da grande instituição filantrópica que há em Araioses

Djair Prado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário