terça-feira, 21 de março de 2017

Zé Tude e Neto Carvalho: casos raros de lideranças políticas

“Li hoje uma reportagem no blog do Daby santos a respeito da estrada do remanso e acho louvável a atitude do atual prefeito de Araioses, mais sua obrigação e exatamente esta mais não concordo quando ele fala que os outros prefeitos que administraram Araioses não fizeram nada na comunidade remanso. Quanto aos outros sei que não fizeram, mais Zé Tude este sim fez, como a estrada Remanso Farias, praça, trator com pipa, energia e a reforma por completo da estrada Remanso a Pirangi. As estradas não desapareceram por completo pois não tinham como arrancar do lugar, mais o trator com a pipa e a escavadeira doada pelo governo federal estes sumiram”.

Zé Tude
O texto acima eu tirei do Facebook de Laércio Albuquerque do Nascimento, filho do ex-prefeito José Cardoso do Nascimento – o Zé Tude.
Nele interpreto que Laércio não sente só a falta de prefeitos que deixaram a marca do tralho durante o período que administraram Araioses, como a dor da saudade de um pai, que ele tem como seu maior ídolo.
Isso me leva a reflexão de que homens fortes, grande líderes políticos como foi Zé Tude é algo raro, coisa de um passado onde os homens públicos se davam ao respeito, impunham respeito e escreveram seus nomes na história de Araioses.
Nunca fui do grupo do saudoso líder político. De seu lado só estive na sua campanha de reeleição 2008 como aliado e por fidelidade a Márcio Machado, que levou nosso partido – o PTB, a compor a chapa com ele como candidato a vice-prefeito. No restante do tempo fui um crítico não a sua pessoa, mas a sua forma de fazer política, centralizando em si as ações de governo e impondo suas vontades.

Neto Carvalho
Porém, nunca deixei de ver nele esse grande líder político que foi, um grande pai e principalmente, um grande amigo de seus amigos e aliados.
Com Zé Tude, Maquiavel não tinha vez. Ele ganhava as políticas com uns e governava com esses uns mesmos. Quem batalhou em outra fronteira não tomava os lugares de quem esteve na luta com ele. Zé Tude não permitia isso.
Essa postura de Zé Tude fez com que ele sempre tivesse um importante seguimento político fiel a ele e com ele em todos os momentos. No poder ou fora dele, essa gente não abandonava seu líder maior.
Por isso é que quando Zé Tude voltava ao poder essa gente também voltava com ele.
Não igual a Zé Tude, mas com algumas atitudes semelhantes às dele nos dias de hoje só vejo Nato Carvalho, ex-prefeito de Magalhães de Almeida e o maior líder político do Baixo Parnaíba, na atualidade.
Construção de estadas – governo Zé Tude – do Facebook de Laércio
Neto Carvalho que continua, depois de vários anos sendo o político mais forte em Magalhães de Almeida, onde se elege e elege seus aliados.
Neto, assim como Zé Tude tem a imagem de ser amigo de seus amigos. O que os diferencia é que se por um lado Zé Tude era uma pessoa “fechada” e de pouca conversa o ex-prefeito de Magalhães é de muita simpatia e tem uma enorme facilidade de conquistar amizades por onde passa.
É perfeitamente compreensível a saudade que Laércio sente não só do pai, do qual guarda belas lembranças, como também do que é sentido por todos, que é a ausência de lideranças que não desapontavam seus liderados, pelo contrário.
Nos dias de hoje, fora Neto Carvalho nenhum outro aqui na região dá sinais de marcar, como grande líder, seu nome na história.

Os dois: exemplos de lideranças raras.

Daby Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário