terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Adelmo Soares participa da entrega de 100 cisternas no município de Cachoeira Grande e Santa Rita garantindo produção o ano inteiro



Na manhã desta segunda-feira, 08, o Secretário de Agricultura Familiar Adelmo Soares ao lado do Governador em exercício, Carlos Brandão, e do presidente da AGERP, Júlio César Mendonça, e do secretário adjunto da SAF, Chico Sales estiveram presentes em uma solenidade onde os moradores de Cachoeira Grande e Santa Rita agora têm mais acesso a água. Eles receberam, 100 equipamentos de tecnologias sociais de acesso a água. Foram 90 cisternas de 25 mil litros (destinada à produção) entregues em Cachoeira Grande e 10 cisternas escolares destinadas para alunos do município de Santa Rita.

Moradora do povoado Casca Grossa, onde ocorreu a solenidade de entrega na segunda-feira, dona Margarete Marques, de 44 anos, tem 10 filhos e conta que no verão as dificuldades de água na comunidade são grandes. A água que abastece as famílias vem do poço e quando ocorria problemas na bomba as famílias pegavam água em outro povoado.

Com a chegada da cisterna muita coisa já melhorou. “Outro dia faltou energia e passamos dois dias sem água. Então, eu tomei água da minha cisterna, porque é água da chuva e é água limpa. Usei a água para lavar louça, banhar as crianças e colocar para minhas galinhas. Esse programa é muito bom e a forma que a gente tem de agradecer é trabalhando para não deixar acabar”, pontuou dona Margarete.

“É muito gratificante ver esses resultados e a consciência dos beneficiários que devem dar continuidade às ações. O governo dá as condições: fomento, assistência técnica, apoio para comercialização e o beneficiário faz a sua parte, que é trabalhar para continuar crescendo e ter condições de uma vida melhor”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Acesso a Água

Com investimentos de R$ 40 milhões, o Programa Cisternas – Segunda Água, que possibilita às famílias cisternas com capacidade de 25 mil litros, vai beneficiar um total de 4.067 famílias maranhenses com essa tecnologia social de acesso à água para produção de alimentos em 16 municípios. Além da construção das cisternas, os beneficiários recebem fomento para implantação dos arranjos produtivos com o objetivo de alcançar a plena eficácia do programa.

Santa Rita

A comitiva seguiu para o município de Santa Rita onde entregou 10 cisternas de 52 mil litros do Programa Primeira Água, voltado para abastecer as escolas da área rural do Maranhão. A entrega ocorreu no povoado Centrinho onde beneficiou cerca de 100 alunos da Escola José Faustino da Costa. Ao todo cerca de mil alunos serão beneficiados com a tecnologia em todo o município.

A mãe da pequena Ingrid Wauanny, de 3 anos, dona Maria da Paz demonstrou a alegria com a chegada da tecnologia ao município. “A questão da água é muito importante, para consumo, para a higienização das crianças pequenas. Muitas vezes não tinha aula por falta d’água. A população de Santa Rita agradece muito essa cisterna. Vai ajudar muito as nossas crianças”, afirmou animada.


"É através de ações como essa que o governador Flávio Dino leva as comunidades e cidades do Maranhão o desenvolvimento e o progresso, com foco nas pessoas que mais precisam. Através de atividades concretas na agricultura familiar, beneficiamos os trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado e damos mais um passo para um Maranhão ainda melhor", afirmou Adelmo Soares.




Agência de Noticias do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário