sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

IPVA tem 10% de desconto para pagamento da cota única


Início de ano é sempre um período de muitos gastos, matrícula de escola, material escolar e impostos. Como a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que em São Luís começa em fevereiro. O imposto já vem preocupando quem possui veículos, sendo que a maioria da população não se preveniu para essa situação.

“Vai chegando o fim do ano, as festas, os gastos. Daí começa o ano e já vem matrícula de escola, mensalidade, material e fardamento escolar e quando a gente se espanta, lá vem o IPVA. Mas é algo que não dá para fugir, né? Tem que pagar”, comenta a enfermeira Ana Laura Alencar.

A Secretaria de Estado da Fazenda lançou os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2018 e divulgou o calendário de pagamento do tributo, conforme a Portaria 591/17. O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes.

Quem tem veículo de placas com final 1 e 2 já deve pagar a primeira parcela no dia 5 de fevereiro. Placas 3 e 4, dia 9; placas 5 e 6, dia 16; placas 7 e 8, no dia 23 de fevereiro; e placas 9 e 0, dia 27 de fevereiro.

A consulta dos valores por modelo de veículo já pode ser feita no portal da Sefaz na internet, clicando no menu IPVA e também no site do Detran, no ícone Licenciamento Anual.

O contribuinte que optar pelo pagamento antecipado, em cota única, terá 10% de desconto no valor do IPVA, de acordo com portaria (diferentemente do ano de 2017, cujo desconto foi de 3%). Os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA 2018 devem fazer o pagamento de acordo com o final da placa do veículo, com parcelas nos meses de fevereiro, março e abril.

Os débitos relativos ao licenciamento 2018 de veículos automotores deverão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco e seus correspondentes bancários.

A Sefaz informou que as contas não chegarão pelos Correios neste ano. Basta informar o número do Renavam no caixa da agência. Também é possível realizar a transação por meio de débito em conta corrente e pelo internet banking. Está com dúvidas sobre esse imposto?

Para pagamento no Banco do Brasil, basta informar o número do Renavam para o caixa da agência, o pagamento também pode ser feito por meio de débito em conta corrente, caixa eletrônico ou internet banking, para correntistas. Pagamentos no Banco Bradesco somente com a apresentação do Dare, que pode ser emitido no site da Sefaz ou nas agências de atendimento da Secretaria da Fazenda.

Para saber a situação do seu veículo e do IPVA MA, acesse a página do Detran, no ícone “Licenciamento 2018”. Lá, o contribuinte também pode emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) com o valor do IPVA e demais despesas do licenciamento, como taxa do Detran, seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito, que podem ser pagas nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.

O pagamento do IPVA pode ser feito de forma parcelada, em três cotas iguais e sucessivas, de acordo com as datas de vencimento. Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com os acréscimos moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas.



Orientações de como pagar

O custo desse imposto depende de variáveis, sendo calculado a partir de uma porcentagem do valor de tabela do veículo. Os descontos proporcionados em caso de pagamento à vista faz com que essa seja uma ótima opção de pagamento. Assim, essa despesa deveria ser programada com antecedência – uma vez que é certa que vai ocorrer –, isso proporcionaria não, só o pagamento em cota única como também não comprometeria o orçamento.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, “esse planejamento é um dos princípios básicos da educação financeira, ou seja, primeiro se poupa, depois se gasta.

Contudo, infelizmente, a maioria das pessoas espera que chegue a conta para então ver como fará para honrar esse compromisso. Fato é que, para quem não pensou nisso antes, está um pouco em cima da hora, porém, antes tarde do que nunca, e esse também pode ser um alerta para que, no ano que vem, não repita o erro. Isto é, já se programe para resolver a causa do problema e não a consequência”, opina.

Uma dúvida muito comum em relação à condição de pagamento do IPVA é o que mais compensa: à vista ou a prazo? Segundo o presidente, é preciso saber em que situação financeira a pessoa se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Se for a primeira ou segunda opção, já se sabe que não conseguirá realizar o pagamento inteiro de uma vez, sobrando o caminho do parcelamento.


“Lembrando que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados”, aponta Reinaldo Domingos.

O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário